quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Quem ganhou mais corridas no desenho Corrida Maluca?


Acompanhe a tabela de vencedores das 34 provas da Corrida Maluca:

A Quadrilha da Morte

4

Caipira Luke e seu urso

4

Penélope Charmosa

4

Peter Perfeito

4

Barão Vermelho

3

Irmãos Rocha

3

O cupê mal-assombrado

3

Professor Aéreo

3

Rufus Lenhador

3

Soldado Meekly e Sargento Bombarda

3

Dick Vigarista e Muttley

0


Quem são os integrantes da Quadrilha de Morte?
Segundo Odair Braz Junior, editor chefe da Revista Herói, os participantes da Quadrilha de Morte são Dum Dum, Clyde, Pockets, Zippy, Snoozy, Softy e Yak Yak.

Fonte: http://guiadoscuriosos.ig.com.br

Curiosidades sobre Scooby Doo


O desenho Scooby-Doo foi criado pelo desenhista Iwao Takamoto em 1969 para o estúdio Hanna-Barbera. A animação foi encomendada. De acordo com a Comissão de Pais dos EUA, os desenhos disponíveis na época, como Herculóides e Space Ghost, eram considerados violentos demais.

O nome foi inspirado na canção "Strangers in the Night", de Frank Sinatra. A idéia surgiu de um trecho da música que diz "dooby dooby doo".

O desenho segue a mesma fórmula desde que foi criado. Começa com um mistério de monstro ou fantasma, que depois de muita confusão é desmascarado. No final, o bandido vai preso e sempre fala: "Eu teria conseguido se não fosse por esses garotos enxeridos e esse maldito cachorro".

Scooby é um cachorro da raça dinamarquesa Great Dane.

De 1988 à 1993 foi produzida uma nova série onde todos os personagens apareciam como crianças. O desenho foi batizado como "O Pequeno Scooby-Doo".

Em 2002 foi lançado o primeiro filme da série com atores de verdade, "Scooby-Doo". Só o cachorro Scooby precisou ser animado por computação gráfica. Em 2004 saiu o segundo filme, "Scooby-Doo – Mostros à Solta", com os mesmos atores.

O furgão que leva a turma de investigadores para todos os lados chama-se "Máquina do Mistério".

O nome verdadeiro de Scooby é Scoobert.

Em 2004 a série entrou para o livro dos recordes como a série de animação mais longa de todos os tempos. Até aquele momento eram 350 episódios.

A comida preferida do Scooby são os Bicoitos Scooby. Ele faz qualquer coisa por um destes.


Em 8 de janeiro de 2006 o criador do desenho, Iwao Takamoto, faleceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, em decorrência de problemas cardíacos. Ele tinha 81 anos.

Fonte: http://guiadoscuriosos.ig.com.br

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Matemático russo foi considerado bruxo e condenado à fogueira devido à precisão

O tzar Ivan IV da Rússia, que reinou de 1533 a 1584, mandou executar na fogueira um matemático a quem pedira, apenas para divertir a corte, que calculasse o número exato dos tijolos necessários para construir determinado prédio. Ao término da obra, verificada a precisão dos cálculos, Ivan IV sentenciou o matemático à morte como bruxo, porque era dotado de estranhos e perigosos poderes.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com

Ferrari lança tênis hi-tech


A Ferrari deve estreitar suas relações com marca de artigos esportivos italiana Fila. Isso porque um dos designers que está por trás dos produtos como tênis e camisetas é Olivier Henrichot, autor das linhas de algumas motos esportivas da também italiana Ducati.

Assim, a fabricante do cavalo empinado não vai ficar de fora da briga entre as marcas de esportivos que resolveram apostar no lançamento de tênis que lembram supercarros. Se parceria entre Ferrari e Fila se fortalecer quem vai sair de mãos abanando é a Puma, marca alemã de artigos esportivos que fabricou diversos itens com a marca Ferrari.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mitos e verdades sobre a Acne

Mitos surgem como resposta aos dizeres populares que se difundem e se tornam muito conhecidos. Como se sabe, um mito não se refere a uma verdade propriamente dita, e até se tornam obstáculo para a aceitação de hipóteses fundamentadas em estudos.

Um grande número de mitos populares está relacionado com o aparecimento da Acne (doença inflamatória da pele identificada por erupções na mesma). Veja agora o que é verdade ou não quando o assunto é Dermatologia.

*Estes dados se baseiam em estudos já realizados sobre as causas do aparecimento de Acnes.

Atenção! Antes de se submeter a algum tratamento, consulte seu dermatologista para uma análise de seu tipo de pele e quais os precedentes que levaram ao aparecimento da infecção.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Fonte: http://www.brasilescola.com

O animal mais barulhento do mundo

O bicho mais barulhento em todo mundo é o bugio. Seu grito é o mais forte que existe na terra e pode ser ouvido por mais de 16 km! O bugio, conhecido também por guariba ou barbado, está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros e é encontrado principalmente na América Central e do Sul.

A amplificação da potência do rugido do bugio é obtida graças ao hióide, um pequeno osso localizado entre a laringe e a base da língua do bicho. Na presença de um predador ou de alguma ameaça, o hióide funciona como uma caixa de ressonância.

Geralmente no amanhecer, já se pode ouvir os rugidos crescentes do bugio. Uma seqüência de rugidos, cada um mais forte e penetrante que o outro. Quem ouve o ronco estrondoso do bugio nem imagina que por trás de tudo, existe um macaco tímido, que vive em pequenos grupos, chefiados por um macho adulto.

Fonte: http://www.brasilescola.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

A diferença entre o FBI e a CIA

O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos, uma agência governamental que possui o papel de amparar a lei através da investigação de violações da lei penal federal. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, o FBI não é um departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos. Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.

De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.

O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.

Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.

Fonte: http://www.brasilescola.com

Por que penduramos meias sobre a lareira no Natal?

Conta a lenda que o Papai Noel original (São Nicolau) deixou seus primeiros presentes, moedas de ouro, nas meias de três meninas pobres que precisavam de dinheiro. Elas haviam pendurados as peças sobre a lareira para que o calor do fogo as secasse. Há cerca de 50 anos, nos países do hemisfério Norte, era tradição que as meias penduradas fossem encontradas na manhã de Natal cheias de frutas e doces.

Fonte: http://www.terra.com.br

A origem do cubo Mágico

O Cubo Mágico, pequeno objeto formado por nove quadrados coloridos em cada face, foi criado pelo húngaro Ernö Rubik, na metade da década de 70. Porém, foi apenas em 1980 que o brinquedo, chamado originalmente de Cubo de Rubik, tornou-se famoso no resto do mundo, quando foi importado pelos Estados Unidos. O desafio proposto pelo jogo é colocar todos os quadrados de cor igual no mesma face do cubo girando suas peças. O objetivo, que é ainda mais complicado do que parece, pode gerar muita frustração nos menos habilidosos. Percebendo isso, uma empresa chegou a comercializar, nos anos 80, um pacote com adesivos coloridos imitando as peças do brinquedo. Assim, qualquer um poderia colá-los convenientemente no objeto e fingir que tinha vencido.

Fonte: http://www.terra.com.br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os 10 Domínios mais e menos perigosos da internet 2009

Muitos locais na Web são bastante seguros para visitar, mas outros oferecem riscos que podem se manifestar de forma leve, como no caso de um pop-up, ou de maneira mais perigosa, como um malware que permite a um hacker “ver” o que você digita. A edição 2009 do relatório da McAfee mapeia os domínios de nível superior mais perigosos (as letras no final dos endereços de websites que ajudam a organizar a web). Abaixo o Top 10 dos domínios mais e menos perigosos do mundo.

Os 10 mais perigosos:

1º. CM (Camarões): 36,7% de domínios em risco
2º. COM (Comercial): 32,2%
3º. CN (China): 23,4%
4º. WS (Samoa): 17,8%
5º. INFO (Informação): 15,8%
6º. PH (Filipinas): 13,1%
7º. NET (Rede): 5,8%
8º. SU (Antiga União Soviética): 5,2%
9º. RU (Rússia): 4,6%
10º. SG (Cingapura): 4,6%
70º. BR (Brasil): 0,4%

Os 10 menos perigosos:

1º. GOV (Governamental): 0%
2º. JP (Japão): 0,1%
3º. EDU (Educacional): 0,1%
4º. IE (Irlanda): 0,1%
5º. HR (Croácia): 0,1%
6º. CAT (Catalonia): 0,1%
7º. LU (Luxemburgo): 0,1%
8º. VU (Vanuatu): 0,2%
9º. ZA (África do Sul): 0,2%
10º. CH (Suíça): 0,2%

Fonte: McAfee

Lena, a floresta de pedra

A “Floresta de Pedra” (Lena Stone Forest) é uma das maravilhas naturais mais bonitas da Rússia, e é também um dos lugares de acesso mais difíceis para os turistas. Os Pilares de Lena, como também é conhecida, encontra-se em uma área da Sibéria que, para alcançar, após viajar longas horas de avião até a região de Yakutsk, os visitantes irão em um barco onde o passeio durará até quatro dias.

A floresta de pedra oferece um passeio com vista única para os turistas, com belas e interessantes estátuas colossais de pedra que parecem furar o céu, como gigantes congelados no tempo. Os pilares guardam mistérios em sua formação e grande informação histórica em sua área, que se estende por muitos quilômetros.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Quanto tempo é possível sobreviver sem dormir?

Em maio de 2007 um britânico chamado Tony Wright se manteve acordado por 11 dias consecutivos. Ele manteve os olhos abertos bebendo suco de cenoura, banana, abacate, abacaxi e comendo nozes.

O exaustivo feito quebrou o recorde mundial de 1964 de Randy Gardner de um pouco mais de 10 dias e meio sem sono.

Nenhum dos campeões conseguiu entrar no Livro Guiness dos Recordes. O livro incansável de recordes não recompensa vencedores de concursos de privação de sono por causa dos possíveis riscos para a saúde de tais empreendimentos.

Alguns mamíferos como os filhotes de golfinhos e baleias orca podem ficar meses sem dormir. Mas para a maioria das pessoas, apenas uma noite ruim de sono pode desencadear variações de humor e irritabilidade. Falta de sono pode levar à baixa capacidade de contração e de tomada de decisões. Operar maquina ou dirigir seu carro com pouco sono é perigoso. Períodos mais longos de privação de sono podem levar a alucinações, problemas de visão e paranóia.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com

Mulher do futuro será menor, mais gordinha e mais fértil, diz estudo


As mulheres do futuro serão levemente mais baixas e rechonchudas, terão corações saudáveis e um tempo reprodutivo mais extenso. Estas mudanças são previstas a partir de extensas provas para documentar que o processo evolutivo ainda atua sobre os humanos.
Os avanços médicos significam que muitas pessoas cujas mortes ocorreriam durante a juventude agora vivem até a terceira idade. Isso leva a uma crença de que a seleção natural não afeta seres humanos e que estes, portanto, pararam de evoluir.
"Isso é simplesmente falso", disse Stephen Stearns, biólogo evolucionista da Universidade de Yale. Ele afirma que, embora as diferenças na sobrevivência já não possam mais selecionar aqueles com maior aptidão e seus genes, as diferenças na reprodução ainda podem. A questão é se mulheres que têm mais crianças possuem esses traços distintivos, que elas repassariam aos seus descendentes.

Para desvendar a questão, Stearns e seus colegas trabalharam com dados do Framingham Heart Study, que trazia o histórico médico de mais de 14 mil residentes da cidade de Framingham, Massachusetts, desde 1948 --que englobam três gerações em algumas famílias.

Passando adiante

A equipe estudou 2.238 mulheres que haviam passado da menopausa, e então cruzaram os dados com as respectivas vidas reprodutivas. Para este grupo, a equipe de Stearns testou a altura, peso, pressão arterial, colesterol e outras características correlacionadas com o número de crianças a que elas deram à luz. Eles controlaram alterações devido a fatores sociais e culturais, para calcular o quão forte é a seleção natural para moldar estas características fisiológicas.

E é muito, segundo se confirmou. Mulheres mais baixas e gordas tendem a ter mais filhos, em média, do que outras, mais altas e magras. Mulheres cujos colesterol e pressão eram baixos também tinham mais filhos, e --não surpreendentemente-- tiveram seu primeiro na juventude e entraram na menopausa mais tarde. A surpresa foi que estas características foram passadas para suas filhas que, por sua vez, também tiveram mais crianças.

Caso a tendência persista por dez gerações, calcula Stearns, a mulher média em 2409 será 2 cm mais baixa e 1 kg mais pesada do que ela é atualmente. Ela dará à luz o seu primeiro filho cinco meses mais cedo e entrará na menopausa dez meses mais tarde, em relação à média atual.

Decodificação de cultura

É difícil dizer o que direciona para estas características, e discernir se elas estão sendo disseminadas por genes de mulheres, mas, pelo fato de Stearns controlar muitos dos fatores sociais e culturais, é provável que isso tenha resultado em um documento genético, em vez de um trabalho acerca de evolução cultural.

Não é o primeiro estudo concluindo que a seleção natural está "operando" nos humanos atualmente; a diferença é que muitos dos trabalhos anteriores foram concluídos de diferenças geográficas nas frequências de genes, e não de avaliações diretas do sucesso reprodutivo. Isso deixa o estudo de Stearn como, talvez, a mais detalhada medição da evolução humana atual.

"É interessante que o quadro biológico subjacente ainda é detectado sob a cultura", diz ele. Análises a longo prazo de outros conjunto de dados médicos pode jogar mais luzes sobre a interação entre genética e cultura.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com

Solidão pode ser contagiosa como resfriado

Um estudo de três universidades dos Estados Unidos sugere que a solidão pode se espalhar entre grupos de pessoas como um resfriado forte.

A pesquisa da Universidade da Califórnia San Diego, Universidade de Chicago e de Harvard descobriu que as pessoas solitárias tendem a dividir a solidão com outras pessoas. Gradativamente, durante um período de tempo, essas pessoas acabam, em grupo, se afastando dos seus círculos socias.

"Detectamos um padrão extraordinário de contágio, que leva as pessoas à fronteira da rede social quando ficam solitárias", afirmou o psicólogo John Cacioppo, da Universidade de Chicago, um dos pesquisadores que participou do estudo. "Na periferia (da rede social) as pessoas tem menos amigos, e a solidão destas pessoas ainda as leva a perder os poucos laços que ainda tem."

No entanto, antes de cortar as relações, as pessoas que já estão na periferia das redes de contato social transmitem os sentimentos de solidão para os amigos que restaram, que também se transformam em pessoas solitárias.

"Estes efeitos significam que nosso tecido social pode se desgastar nas pontas, como um fio que está solto na ponta de uma blusa de malha", acrescentou Cacioppo.

Por exemplo, os pesquisadores descobriram que a solidão se espalhou entre vizinhos que eram amigos próximos.

A pesquisa também mostrou que, quando as pessoas ficam solitárias, elas confiam menos nas outras e dão início a um ciclo que torna ainda mais difícil para estas pessoas iniciarem uma amizade.

Segundo Cacioppo, "a sociedade poderá se beneficiar ao cuidar das pessoas que se afastaram dos círculos sociais, para ajudar a reparar suas redes sociais e criar uma barreira protetora contra a solidão, que possa evitar que toda a rede seja prejudicada".

Richard Suzman, diretor da Divisão de Pesquisa Comportamental e Social do Instituto Nacional de Envelhecimento dos EUA, um dos que financiou a pesquisa, lembrou que "pesquisas anteriores mostraram que a solidão e a falta de conexão social podem ter um efeito negativo na saúde e bem-estar de pessoas idosas". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com